segunda-feira, 12 de março de 2012

QUAIS SÃO OS TIPOS DE USUÁRIOS?



QUAIS SÃO OS TIPOS DE USUÁRIOS?
Os usuários de drogas podem ser divididos em algumas fases bem características:

USUÁRIO EVENTUAL ou EXPERIMENTAL é o experimentador curioso, que usa a droga pouquíssimas vezes, levado por amigos que o induzem a essa experiência; ou movido pela desinformação e curiosidade. Normalmente não se fixam em nenhuma.

 USUÁRIO OCASIONAL
ou RECREATIVO usa em ocasiões fixas: festas, situações em que precisa produzir certo tipo de trabalho, reuniões para trocar idéias, encontros sexuais.

USUÁRIO HABITUAL ou FUNCIONAL é aquele que está a um passo do vício e dependência. Começa a apresentar alterações no comportamento.

USUÁRIO DEPENDENTE ou DISFUNCIONAL possui um forte impulso psíquico que impede sua abstinência (ou não uso), dando-lhe um desconforto tal que, fatalmente, ele irá procurar a droga.

USUÁRIO DE ABUSO é aquele que passa a se prejudicar e sentir as conseqüências de sua dependência, como aquele que vara a noite cheirando cocaína e perde o dia de trabalho, ou aquele outro que troca uma atividade da qual gostava, como nadar ou visitar amigos, para ficar se drogando em casa. Usa de maneira compulsiva: enquanto houver, não pára. Exemplos clássicos são os usuários dependentes de álcool, cocaína e crack.

USUÁRIO CRÔNICO onde, em muitos casos, e dependendo da droga, já se instalou a dependência física é uma forte dependência psíquica; onde a busca da droga se faz por compulsão (desejo irrefreável), no caso da maconha, por  exemplo, é o indivíduo que fuma em média cinco cigarros por dia. E, no caso de outras drogas, em sua falta, vai ter os comportamentos da “síndrome de abstinência”, tais como: suores, náuseas, vômitos, tremores, etc. Ele percebe que a droga está lhe causando vários problemas, mas não pára. A tolerância já está instalada e a dependente precisa de doses cada vez maiores.

QUE CONSEQUÊNCIAS NA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO TRAZ A DROGA?
Até há pouco tempo a toxicomania era freqüente na idade adulta, mas atualmente ela se tornou freqüente nos adolescentes, levantando com isso problemas psicossociais de massa, tais como:

ALTERAÇÃO BIOLÓGICA: Todas as drogas causam danos à saúde física, sendo que vários órgãos podem ser seriamente comprometidos, causando várias doenças cardíacas, respiratórias, do aparelho digestivo, do aparelho sexual, e podem até levar à morte.

ALTERAÇÃO PSICOLÓGICA: (afetivo, emocional) - As drogas podem causar várias alterações no campo psicológico dos dependentes, tais como: diminuição da atenção, concentração e memória, perda da noção do tempo e espaço, alterações bruscas de humor, perda da auto-estima, tornando-se uma pessoa passiva, insegura e introvertida, podendo causar depressão ou outros sintomas mentais mais graves.

ALTERAÇÃO SOCIAL: As drogas prejudicam o desempenho social, profissional e afetivo, trazendo conseqüências como repetência escolar, afastamento da família, briga com o namorada (o), rejeitar e ser rejeitado pelos amigos que não usam drogas. Para os adultos, perda de emprego, dinheiro, da família e dos amigos (rompimento dos vínculos sociais).
Entre outros campos como cultural, financeiro etc.

4 comentários: