segunda-feira, 12 de março de 2012

Orientações aos familiares


Orientações aos familiares
A chave para ajudar um alcoólatra ou dependente de drogas na ativa, é entender que eles desenvolveram um sistema de vida ilusório. Eles não percebem o uso de substâncias psicoativas como sendo um problema e sim como uma solução. "Meu problema não é o álcool ou a droga, meu problema são as pessoas. Se as pessoas me deixassem em paz...”.
A meta é penetrar nesse sistema e, se você está próximo dessa pessoa, vai precisar de ajuda, pois, provavelmente você é percebido como sendo parte do problema. A APAF tem um programa especial de orientação para as pessoas que convivem com um dependente.
O primeiro passo é aprender mais sobre dependência química e avaliar como ela está atingindo emocionalmente você e sua família. Participe de grupos para familiares, Al-Anon e Nar-Anon, Amor Exigente, etc. que operam paralelamente aos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, e faça uso da literatura específica disponível. Como por exemplo, o livro: Superando o cárcere da emoção de autoria de Augusto Cury. Na medida em que sua percepção do problema muda, seu relacionamento com o dependente vai mudar para um melhor nível de compreensão. Você precisa aprender a separar a pessoa da doença e das atitudes que ela tem em função do uso de drogas ou da falta (identificar crises de abstinência). Você tem que aprender a deixar o dependente químico arcar com as conseqüências do seu uso de drogas, para que ele perceba a realidade em que está vivendo.

A família é fundamental para o sucesso do tratamento da dependência química.
Pensar que tudo se resolverá a partir de uma internação ou após algumas consultas médicas, psicoterapias ou tratamentos medicamentosos é uma armadilha que não polpa a mais sincera tentativa de tratamento.
A dependência é um problema que se estruturou aos poucos na vida da pessoa. Muitas vezes, levou anos para aparecer. Muitas coisas foram afetadas: o desempenho escolar, a eficiência no trabalho, a qualidade dos relacionamentos, o apoio da família, a confiança do patrão, o respeito dos empregados. Como esperar, então algo presente na vida de alguém há tempo e que lhe trouxe tantos comprometimentos desapareça de repente? Quem decide começar um tratamento para desintoxicação de substâncias psicoativas se depara com os sintomas de desconforto da falta da droga e, além disso, com um futuro prejudicado pela falta de suporte, que o indivíduo perdeu ou deixou de adquirir ao longo da sua história de dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário